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DANIEL ARELLI

( BRASIL – MINAS GERAIS )

 

Daniel Arelli (Belo Horizonte, 1986) é um poeta brasileiro. Foi vencedor do Prêmio Paraná de Literatura de 2018 com o livro Lição da Matéria.

 

ENTRELINHAS , VERSOS CONTEMPORÂNEOS MINEIROS.   Organização: Vera Casa Nova, Kaio Carmona, Marcelo Dolabela.  Belo Horizonte, MG:  Quixote + Do Editoras Associadas, 2020.  577 p.  ISBN 978-85—66236-64—2            Ex. biblioteca de Antonio Miranda
 

 Alguém vaticinou

que o nome próprio é uma maldição perene
como se não bastasse nascer
somos forçados ainda a carregar
os nomes que nos impingem
como um carimbo um rem ferrete uma etiqueta
a história de promessa e frustração
que representam.

Senão vejamos:

Daniel foi um profeta judeu
 


capturado pelos babilônios
para servir na guerra contra os persas.
Não raro tinha visões apocalípticas
que transcrevia em versos.
(Sofria também de azia.)
Quando descobriram que um completo farsante,
Daniel foi lançado aos leões
e devorado em poucos minutos.


Hotel Toffolo revisitado.
sobre um poema de Drummond.

Adentra o salão da modesta hospedaria
que resiste, tímida, à máquina da nova cidade
pulsando arfante no coração da velha.
Dispõe a mesa contra a parede,
uma mesa sólida contra a parede intransponível,
e senta-se só, com o pouco silêncio possível.

Este pão com que ora sacias,
toma-o como o pão primeiro
do qual partem todas as fomes
e ao qual todas retornam, apaziguadas.
(“Cuidai primeiro do que comer e vestir
que o Reino dos Céus virá por si!).
Esta palavra que tu ora calas,
concebe-a como a última fortaleza
contra a loquacidade do presente.


Desentranhado da biografia de
um filósofo

Qualquer pessoa que conhecesse algo sobre
[Max Horkheimer
saberia
que ele era capaz de uivar com um cão.

De acordo com testemunhas
ele podia demonstrar esse desconcertante talento
tanto nas ruas de Manhattan
como na Estação Central de Frankfurt.

De acordo com testemunhas
o filósofo teria ensinado a uivar seu próprio cão.


Teatro

O anoitecer como teatro espontâneo
com um imenso ciclorama panorâmico
disposto muito próximo da plateia.

Daí essa ilusão de bidimensionalidade,
esse jogo de superfícies simples
que torna toda profundidade um mito.

E esse feixe de luz em fade out
que parece fundir os atores à cena,
como se só existissem no drama:

o peixe desenterrado da areia; esta pedra
porosa que a maré trouxe à costa; a areia
e o vento, entrelaçados na duna.  O mar.


A doutrina da vida

Linha que traço na parede
branca cujos limites não vejo.
(Será parede, chão ou teto?)
Linha reta — massa parece curvar-se.

Não tanto linha que traço,
mais bem linha que estendo
e ato entre dois pregos estáticos
—que no entanto deslocam-se.

Suporte de um quadro branco
que penduro no prego único
com o fio que traço (ou ato);
Equilíbrio — mas pende pro lado.

*
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Página publicada em maio de 2024


 

 

 
 
 
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